domingo, 9 de agosto de 2009

A estratégia de colaboração na sala de aula

Os principais propósitos da actividade de Colaboração é levar os alunos a compartilharem objectivos e a aprenderem juntos, visando superar desafios e construir conhecimentos.

A aprendizagem colaborativa pode tanto envolver os alunos, estimular o diálogo e a construção conjunta, como possibilitar a resolução de problemas.

Na sociedade global em que vivemos esta é uma competência fundamental, principalmente no mundo do trabalho. Saber trabalhar em grupo, saber relacionar e cooperar com as pessoas, saber negociar, saber ser tolerante e compreensivos, ser simpático, educado e gentil é fundamental.

As actividades de grupo permitem tornar a aprendizagem mais divertida, possibilitam a aprendizagem com os outros, facilitam a troca de informações e permitem que um aluno corrija o erro de outro.

As vantagens do trabalho colaborativo não estão relacionadas apenas com a aprendizagem, mas também com o desenvolvimento de habilidades sociais, pois o trabalho em grupo preconiza o respeito às diferenças, à habilidade de saber ouvir o outro e de negociação, pois são aspectos intrínsecos à interacção social.(1)

Porém os professores devem estar cientes que há alunos que não sabem e até detestam trabalhar em grupo, as vezes por falta de orientação ou por experiências anteriores ruins ou, ainda, por características e preferências pessoais que fazem com que o trabalho individual seja mais atraente. Diante disto, torna-se necessário utilizar estratégias motivadoras para incentivar o trabalho colaborativo e oferecer facilidades para este tipo de aluno ou, ainda, pensar em actividades flexíveis, nas quais seja possível também o trabalho individual.

As actividades de colaboração favorecem também condições para se utilizar tecnologias colaborativas nas salas de aula, como fóruns de discussão ou mesmo LMS - sistemas de gestão de aprendizagens.

saiba mais sobre possibilidades de colaboração)

2 comentários:

  1. Olá Humberto! Encontrei teu blog quando procurava uma imagem sobre colaboração. Gostei. Também sou jornalista, trabalho com redes sociais, produção de conteúdo e facilitação de comunidades virtuais e presenciais. A imagem vou utilizar para uma aula neste projeto http://riodonossobairro.blogspot.com/.
    Meu wikisite: http://tinyurl.com/yfqkzvq
    abraços
    Vivianne

    ResponderEliminar
  2. Olá, Vivianne!
    Dei uma olhadela no teu projecto e gostei do trabalho árduo mas profícuo que estão fazendo. Eu neste momento já não dedico ao ensino e não tenho tempo para actualizar meus blog,mas fiquei contente que tenhas encontradoalgo de útil aqui. Fora!!!

    ResponderEliminar