domingo, 9 de agosto de 2009

Trabalhos de Projectos

Utilizar uma metodologia baseada em competências significa mudar o processo de ensino e aprendizagem da simples transmissão e memorização de saberes para uma orientação e desenvolvimento da potencialidade de raciocinar, decidir e fazer em diferentes contextos, através da mobilização de saberes, capacidades e atitudes.

Para desenvolver competências nos aprendentes vários autores defendem trabalhar por projectos e por resolução de problemas para propor tarefas complexas e desafios que incitem os alunos a mobilizar seus conhecimentos e, em certa medida, completá-los.

Nestes tipos de estratégias de ensino e aprendizagem que falamos aqui e nos próximos posts, o papel do professor é conceber, orientar e regular as situações de aprendizagem. Cabe antes de mais ao professor planear cada actividade. Depois na sala de aula deve motivar e orientar minimamente os alunos para o desenvolvimento das tarefas e auxiliá-los na resolução de suas dúvidas, depois de os alunos não terem conseguido os esclarecimentos por si próprios. O professor deve ainda criar as condições favoráveis de trabalho e avaliar o processo, principalmente através da observação directa. Um guião de observação dá jeito nestas situações.

Trabalhar por Projectos

Quanto à pedagogia por projectos, Burnier é de opinião que a ideia é articular os saberes escolares com os saberes sociais de maneira que, ao estudar, o aluno não sinta que aprende algo abstracto ou fragmentado, mas sim que compreende o valor do que está aprendendo, desenvolve uma postura indispensável: o reconhecimento da necessidade de aprendizagem.

Martins é de opinião que este método dá ao aprendente a oportunidade de participar dos temas; de fortalecer a sua autonomia, o comprometimento e a responsabilidade compartilhada; de confrontar ideias, experiências e resultados de pesquisa, produzir conhecimentos significativos e funcionais; valorizar diferentes habilidades e potencialidades; apreender e interpretar conceitos, utilizando o conteúdo próprio de diferentes disciplinas; e ter uma visão global da realidade.

Eis aqui um bom exemplo de como se trabalha por projecto e as mais valias que trás a aprendizagem do aluno.

Outras ligações:

sobre Trabalhos de Projectos

Sem comentários:

Enviar um comentário