segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A Importância da Pesquisa na Escola

Não há dívidas que a pesquisa é uma excelente estratégia para a auto-construção da aprendizagem do aluno.

A Pesquisa dá o aluno a oportunidade de desenvolver a sua autonomia na construção da sua aprendizagem. Já sabemos que é impossível a Escola fornecer ao aluno todo o conhecimento necessário à sua vida. É por isso que hoje as escolas do Séc. XXI estão mais preocupadas em desenvolver nos alunos a capacidade de aprender por si próprios ao longo da vida do que encher a sua cabeça com muita informação teórica.

A Pesquisa também fortalece a responsabilidade do aluno para com a sua aprendizagem. Através da Pesquisa o aluno tem possibilidade de participar dos temas, de ter uma visão abrangente do assunto, de descobrir coisas novas.

A escola deve habituar os alunos desde cedo a pesquisar porque afinal o mundo depende da investigação. Os avanços que alcançamos na nossa sociedade são graças ao trabalho de pesquisa dos cientistas e investigadores. Por exemplo, hoje vivemos ansiosos a espera que os investigadores descobrem remédios para males como a Gripe A (H1N1) ou a SIDA.

A pesquisa garante o futuro do planeta. A escola não deve apenas pôr os alunos a pesquisar, mas deve acima de tudo explicar-lhes a importância da pesquisa para a sua aprendizagem, para a humanidade, e desenvolver neles o gosto pela pesquisa e pela investigação. Sempre que tenho oportunidade, neste Blog, gosto de sublinhar a importância dos professores explicar aos alunos o porquê de fazerem uma actividade e a importância dessa actividade na sua vida ou na vida da sociedade em geral.

Porém sabemos que os alunos têm a tendência de simplesmente copiarem das fontes o assunto da pesquisa e não se interessarem por fazer um trabalho de tratamento da informação.

Nós os professores devemos ajudar os alunos a tirar esta ideia da cabeça. E temos que não só ensiná-los a pesquisar, como também a seleccionar as informações mais importantes, a analisar, sintetizar e produzir um conteúdo novo a partir das fontes originais, capaz de os fazer sentir dono da sua aprendizagem, capazes de produzir os seus próprios raciocínios.

O professor deve orientar minimamente os alunos na pesquisa, disponibilizando informações sobre o que devem pesquisar e alguma pista bibliografia.

Hoje em dia as pesquisas se fazem principalmente através da Internet utilizando motores de busca como o Google, ou a “Universidade Google” como alguém já o chamou. Mas não se deve dispensar os alunos de pesquisar nas bibliotecas, usando livros, revistas, artigos científicos, enciclopédias, documentários, entrevistas

Sem comentários:

Enviar um comentário