domingo, 9 de agosto de 2009

Trabalhar por Resolução de Problemas

Uma das formas mais acessíveis de proporcionar aos alunos que aprendam a aprender é a utilização da resolução de problemas como metodologia de ensino.

A solução de problemas baseia-se na apresentação de situações abertas e sugestivas que exijam dos alunos uma atitude activa ou um esforço para buscar suas próprias respostas, seu próprio conhecimento. O ensino baseado na solução de problemas pressupõe promover nos alunos o domínio de procedimentos, assim como a utilização dos conhecimentos disponíveis, para dar resposta a situações variáveis e diferentes. (1)

Para Burnier,o principal objectivo da resolução de problemas é o da superação de obstáculos e estímulo à actividade cognitiva.

Juan Pozo (1998), apud Martins, afirma que ensinar a resolver problemas não consiste somente em dotar os aprendentes de habilidades e estratégias eficazes, mas também em criar neles o hábito e a atitude de enfrentar a aprendizagem como um problema para o qual deve ser encontrada uma resposta.

Segundo Martins, a aprendizagem através da resolução de problemas só se transformará em autónoma e espontânea se transportada para o âmbito do quotidiano, se for gerada no aprendente a atitude de procurar respostas para suas próprias perguntas/problemas, se ele se habituar a questionar-se ao invés de receber somente respostas já elaboradas por outros, seja pelo livro-texto, pelo professor ou pela mídia.

Saiba mais sobre esta metodologia.

Sem comentários:

Enviar um comentário