domingo, 9 de agosto de 2009

Importância das actividades de Reflexão

Talvez seja a mais importante actividade que se deve trabalhar com os alunos na sala de aula. Porque como diz Lucci Vivemos na era Pós-industrial, um novo mundo, onde o trabalho físico é feito pelas máquinas e o mental, pelos computadores.Nela cabe ao homem uma tarefa para a qual é insubstituível: ser criativo, ter idéias.

Nessa sociedade onde as idéias, portanto, passam a ter grande importância, estão surgindo em várias partes do mundo os Think Thanks, que nada mais são do que grupos ou centros de pensamento para a discussão de idéias. Esses centros têm por objetivo a construção de um mundo, de uma sociedade mais saudável do ponto de vista econômico e social, que possa desfrutar de uma melhor qualidade de vida.

A Terceira Via, uma tentativa européia recente de amenizar os aspectos negativos da globalização, sobretudo do ponto de vista social, é criação de um Think Thank inglês, dirigido pelo sociólogo Anthony Giddens. O pensar é portanto o grande diferencial entre as pessoas e as sociedades.

Por isso, o principal papel da educação nesse processo é o de fazer os alunos pensarem. Mas o que é o pensar? Pensar é aprender a ser livre, responsável e honrado. Pensar é esforço e inconformismo, para com o mundo e também para consigo mesmo.(Lucci).

A REFLEXÃO é a principal tarefa para treinar os alunos a pensar. Principalmente por permitir aos aprendentes tomarem consciência da sua aprendizagem, dos seus pontos fracos e fortes e poderem corrigir a tempo com o feedback dado pelo professor. Mas também por permitir desenvolver a capacidade de pensar, de conjecturar, de mobilizar seus conhecimentos e de aprender a aprender.

O Portefólio digital é um dos melhores instrumentos favorável à elaboração de reflexões. Os populares blog são boas ferramentas para se construir portfolios digitais. Na experiência que realizei com meus alunos utilizamos o blog como portfólio digital em que a principal actividade era a reflexão.

O professor deve, no entanto, dar alguma orientação aos alunos, elaborando um guião de reflexão. O guião deve conter algumas perguntas objectivas, não muitas, para guiar os alunos na reflexão. Na experiência mencionada os alunos reflectiam sobre cada actividade que faziam e sobre o próprio processo de aprendizagem.

Costumo dizer aos meus alunos que quando chegam em casa, depois de um dia de aulas, devem perguntar a si mesmos o que aprenderam na escola, em cada disciplina. É um excelente exercício de reflexão para verem o que realmente aprenderam e as dúvidas que ainda tinham sobre a matéria.

Mas a Reflexão é também um excelente exercício para os professores.

Sem comentários:

Enviar um comentário