sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Mudanças na Postura dos Alunos

Não será preciso fazer muita coisa para que os alunos se adaptem a nova postura que se exige deles. Não verdade, não serão eles que terão de mudar. O sistema e os professores é que têm que se adaptar a forma natural de ser dos adolescentes. Porque os alunos já são naturalmente activos, curiosos e dispostos a experimentar. Há muito que, de certa forma, vêm reclamando por um papel mais autónomo e activo na construção da sua aprendizagem. Os professores são os que terão de reconhecer que os alunos são também detentores de conhecimentos e que têm capacidade para aprenderem por si próprios, e que precisam apenas de serem guiados para descobrirem coisas novas e construir pensamentos mais elaborados.

Mas isso não exclui a possibilidade de motivar ainda mais os alunos, de sensibilizá-los para a nova postura, a responsabilidade que devem assumir na construção do seu conhecimento e no desenvolvimento das suas competências.

Obviamente os alunos aderirão com alguma facilidade as novas estratégias de ensino e aprendizagem, mas se estiverem conscientes do que se espera deles nas salas de aula mais facilmente aderirão as propostas e as actividades do professor.

No novo sistema de ensino e de aprendizagem os alunos passam a ser chamados de APRENDENTES, o que mostra uma clara mudança de atitude e postura que se espera deles. Deixam de ser passivos, de serem apenas ouvintes, para desempenharem um papel activo e determinante na construção do seu conhecimento.

Espera-se que o aprendente do Século XXI tenha capacidade de iniciativa, que seja autónomo, activo, colaborativo, criativo, crítico, reflexivo.

Estas são algumas das capacidades que as escolas deverão ajudar a aflorar nos aprendentes.

Mas insisto que não basta propor aos alunos actividades que os levarão a desenvolver tais capacidades. Considero fundamental insistir na sensibilização, isto é, dizer aos alunos que espera-se que eles não ficam dependentes dos professores para aprenderem, mas que tenham iniciativa para aprenderem por si próprios através de pesquisas e de troca de experiência com os outros. É necessário explicar aos alunos o propósito dos trabalhos de grupo, das pesquisas, das actividades de reflexão, e de todas as outras actividades, para a sua formação como aprendentes mas também como futuros profissionais e agentes sociais.

Nos próximos posts exploraremos com mais afinco as competências que importa desenvolver nos aprendentes do Sec. XXI.

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